Logo Aconteceu
Logo Aconteceu
InícioDestaqueSecretaria de Saúde de Canoinhas alerta para prevenção no Dia Mundial do...

Secretaria de Saúde de Canoinhas alerta para prevenção no Dia Mundial do Combate ao Câncer

Últimas notícias

Colisão entre dois carros termina com veículo contra muro no bairro Boa Vista

Na tarde desta segunda-feira (03), por volta das 12h40min,a...

Atenção Meteorológica – Temporais com chuva intensa e persistente na terça (03) e quarta-feira (04)

Elaborado em: 02/02/2026 às 10:00 – N°28/2026 Meteorologista: Jéssica Silva Na tarde de terça-feira (03), a circulação dos...

Com o tema “Eu sou e eu vou”, o Dia Mundial do Combate ao Câncer, lembrado nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, destaca que a prevenção é a ferramenta mais eficaz para evitar a doença.

Em Canoinhas, a Secretaria de Saúde utiliza a data para alertar: parte dos casos da doença está ligada a fatores externos e ao estilo de vida. “Isso significa que escolhas simples feitas no cotidiano, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o tabagismo, são fundamentais para reduzir os riscos e garantir uma vida mais longa”, destaca a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

 

O câncer não possui uma causa única, sendo influenciado por fatores ambientais e genéticos, mas o autocuidado é fundamental.

 

Além dos hábitos saudáveis, a Secretaria de Saúde de Canoinhas reforça a importância de manter a vacinação em dia contra o HPV e a Hepatite B, além da realização periódica de exames preventivos, como o do colo do útero para mulheres entre 25 e 64 anos. O diagnóstico precoce continua sendo um dos pilares mais importantes para tratamento eficaz.

 

A secretária de saúde de Canoinhas ressalta que o compromisso da gestão é tornar a prevenção acessível para toda a comunidade. “O objetivo do Governo do Município é garantir que a população tenha informação e acesso aos serviços necessários para cuidar da saúde de forma preventiva. A prevenção não deve ser encarada com medo, mas como um gesto de cuidado com o próprio futuro e com a família. Quando adotamos hábitos saudáveis e comparecemos às consultas de rotina, estamos construindo uma cidade muito mais protegida contra a doença”, afirma a secretária.

 

Globalmente, estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas de controle e conscientização. Ao evitar carnes processadas, moderar o consumo de álcool e respeitar os horários de exposição ao sol, as pessoas contribuem para uma rede de proteção coletiva.

 

“O canoinhense pode solicitar seus exames preventivos nas unidades de saúde. Mais que dobramos o número de médicos e estamos investindo muito em exames para atender cada vez melhor nossas famílias”, ressalta.

 

Fonte: PMC