Nesse sábado, 07, as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, deslocaram-se até o local da ocorrência, onde se depararam com um acidente de trânsito do tipo capotamento envolvendo o veículo Toyota Corolla Cross, placas da República da Argentina, ocorrido na BR-280, localidade Alto da Pedra Branca.
Após a avaliação da cena, constatou-se que os quatro ocupantes do automóvel, todos de nacionalidade argentina, já se encontravam fora do veículo, conscientes e orientados.
A guarnição prestou atendimento à Sra. de 48 anos, passageira do banco traseiro. A paciente relatou não estar fazendo uso do cinto de segurança no momento do acidente, queixando-se de dor na coluna vertebral e no tórax, além de apresentar ferimento corto-contuso no membro inferior direito (pé).
Foi realizada a restrição de movimento da coluna com o uso de maca rígida e colar cervical, bem como curativo compressivo no membro afetado. Durante a avaliação inicial, constatou-se que a paciente apresentava-se hipertensa e taquicárdica. Em seguida, foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas.
A outra paciente atendida pela guarnição do CBM foi a condutora do veículo, Sra. de 49 anos, a qual relatou não apresentar dores, encontrando-se com sinais vitais estáveis. A paciente recusou encaminhamento à Unidade de Pronto Atendimento, assinando a respectiva ficha de recusa de atendimento.
Os outros dois ocupantes do veículo, o passageiro dianteiro e a passageira do banco traseiro foram atendidos pela equipe do SAMU e encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas para avaliação médica.
Conforme relato dos envolvidos, os cidadãos argentinos viajavam em comboio com destino ao litoral catarinense. Os integrantes do comboio que não se envolveram no acidente permaneceram no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A guarnição realizou ainda toda a sinalização e segurança da via, considerando tratar-se de um trecho extremamente perigoso e de alta velocidade.




