Durante a sessão legislativa desta semana (terça-feira 08), a Câmara Municipal trouxe à tona duas pautas que refletem importantes para o município: de um lado, a grave demora no atendimento de uma paciente na saúde pública; de outro, o reconhecimento a iniciativas que fortalecem o esporte e o engajamento comunitário.
No Requerimento nº 171/2025, as vereadoras Kátia Oliskowski e Rosi Crestani, juntamente com o vereador Cesão do Táxi, solicitaram que a Prefeitura e autoridades da área da saúde prestem esclarecimentos urgentes sobre o caso de uma paciente que aguarda, há mais de quatro anos, uma consulta na especialidade de Reumatologia. A solicitação, feita em 30 de setembro de 2020, está registrada no Sistema de Regulação (SISREG) sob o número 344324407 e classificada como de urgência (cor amarela).
Os parlamentares questionam:
Qual a previsão para atendimento da paciente e pedem justificativa para a longa espera, mesmo diante da classificação de urgência. Além disso, solicitam informações sobre a existência de mecanismos de monitoramento ou auditoria de solicitações paradas no SISREG, especialmente em casos considerados urgentes ou emergenciais. A situação evidencia falhas no fluxo de atendimento e levanta preocupações sobre o acesso equitativo à saúde.
Em contrapartida, a sessão também foi marcada por um momento de reconhecimento. Por meio do Requerimento nº 170/2025, aprovado por toda a edilidade, foi encaminhada uma moção de parabenização à equipe do Máfia Esportes e à Arena Máfia pela valiosa colaboração na abertura dos Jogos Escolares da Rede Municipal (JEM), realizada no último dia 4 de abril.
Essa é a segunda vez que o grupo participa da cerimônia de abertura do JEM, contribuindo significativamente para o sucesso do evento. A atuação da equipe foi destacada pela dedicação e prontidão no atendimento ao convite da organização, reforçando a importância das parcerias entre o poder público e a sociedade civil no fortalecimento de ações esportivas e educativas.